
O Kiko é um cachorro de raça pinscher que se apresentou à consulta com o pêlo muito ralo e seborreia seca.
Após a realização de um esfregaço profundo da pele, foi possível identificar a causa deste pêlo tão em mau estado: Demodex sp.

O Kiko foi submetido a um tratamento acaricida oral ( milbemicina oxima ), devido ao seu tamanho reduzido que contra-indica os banhos com amitraz. Para além disso este tratamento foi co-adjuvado com um tratamento para a regeneração da pele e pêlo - ácidos gordos omega 3 e 6 , aumento da vascularização periférica e consequente melhor eficácia do acaricida oral, aplicação semanal de uma pipeta para a seborreia seca rica em fitosfigosina e aplicação mensal de uma ampola acaricida.
Este tratamento prolongou-se durante cerca de 2 meses, estando agora a fazer somente o tratamento para a regeneração da pele e pêlo.

Kiko passado 1 mês do início do tratamento, observando-se já o aparecimento do pêlo mais escuro e já com pouca seborreia.

Kiko com 1 mês e meio de tratamento, já quase totalmente revestido do pêlo novo, já sem seborreia

Kiko na última consulta em recuperação total, 2 meses após o início do tratamento