sábado, agosto 31, 2013
sexta-feira, agosto 30, 2013
quinta-feira, agosto 29, 2013
Desparasitação Interna
A desparasitação interna é fácil e eficaz!
Com este simples gesto eliminamos do organismo, do nosso melhor amigo, lombrigas e ténias que são prejudiciais para ele, bem como transmissíveis à restante família.
Basta saber qual o peso do seu animal de estimação para administrar a dose correcta.
Podemos administrar directamente na boca do animal ( aplicando o comprimido lá mesmo no fundo da boca) ou, para a rapaziada mais teimosa, sugerimos a administração o comprimido em comida húmida ou dentro de uma salsicha ou queijo.
Mais simples é impossível!
Animal desparasitado é sinómino de mais saúdavel, que é sinónimo de mais FELIZ!Ver mais
quarta-feira, agosto 28, 2013
Caso 18/13 - Mimo, o cão abandonado!
O Mimo é um cão que apareceu abandonado em Estremoz em muito mau estado, cheio de feridas e magrinho.
Foi resgatado por madrinhas e padrinhos que o levaram até nós para que fosse visto e tratado.
Demos-lhe uma banhoca e ficou logo com outra cara e iniciou o tratamento para a dermatite.
Infelizmente detectámos que ele tinha Leishmaniose, pois todos os gânglios estavam aumentados!
Tem sido com muita dedicação que a sua família de acolhimento tem tratado dele, mas ele precisa de uma família 5 estrelas e que cuide bem dele, pois ele é mesmo um miminho....
Se quiser adoptar este cão ou ajudá-lo, teremos todo o gosto de proporcionar um encontro ou forma de saber como poderá ajudar o Mimo, basta escrever para o nosso mail!
domingo, agosto 25, 2013
Rodenticidas/Raticidas - Como proceder quando há envenenamento?
Os venenos para os ratos devem ser colocados em zonas onde os cães/gatos e pessoas não tenham acesso, pois quando ingeridos podem provocar a morte.
Assim que detectar que o seu melhor amigo ingeriu o granulado ou as pastilhas do rato deve proceder da seguinte forma:
- ir buscar o saco do produto e saber a sua composição/antidoto;
- ligar ao seu médico veterinário para que ele lhe dê as instruções dos primeiros socorros a realizar, de acordo com a composição do veneno ingerido;
- não dê leite ou azeite, pois poderão potenciar alguns venenos e aumentar a sua absorção;
-mantenha a calma, siga as instruções do seu médico veterinário e desloque-se à clínica para continuação do tratamento.
sábado, agosto 24, 2013
Caso 17/13 - Lavagem vesical em gato com Obstrução Urinária por Estruvite
Para procedermos á lavagem vesical, sedamos o animal
Cor da urina antes da lavagem
Cor da urina pós-lavagem vesical
Nos casos de obstrução urinária em gatos para além da algaliação, medicação e comida adequada, a lavagem vesical é muito importante para a resolução do problema.
Assim eliminamos a maior parte dos cristais presentes, prevenindo assim a irritação, inflamação e pequenas hemorragias na bexiga e na uretra no início da terapêutica, tendo o gato menos dor.
sexta-feira, agosto 23, 2013
Caso 16/13 - Tumor renal em Pastor Alemão
Apresentou-se à consulta um Pastor Alemão, macho, de 5 anos com hematúria, dor abdominal intensa e anemia severa.
Este cão fez uma transfusão sanguínea e à ecografia detectou-se uma massa abdominal. Após estabilização do paciente, este foi submetido a uma cirurgia e a massa vista na ecografia era nem mais nem menos que uma massa quística no rim (tumor renal). Optou-se por não fazer a remoção do rim.
Este cão está a fazer cuidados paliativos e está bem disposto.
quinta-feira, agosto 22, 2013
Exposição Canina Nacional e Internacional do Estoril
É já amanhã que se iniciam a 8ª Exposição Canina Nacional do Estoril e a 62ª Exposição Canina Internacional do Estoril .
Durante três dias, 1000 cães vão desfilar nos Jardins do Casino Estoril e disputar 20 títulos diferentes, entre os quais o mais desejado - o título de Melhor Exemplar da Exposição – Best in Show.
Será um fim de semana para apreciar em pleno, os melhores exemplares das mais variadas raças!
https://www.facebook.com/events/1412646502280493
quarta-feira, agosto 21, 2013
Caso 15/13 - Transfusão sanguínea
Gostaria de fazer uma homenagem ao Zeca! O Zeca é um cão labrador que veio dar sangue à sua amiga Bolota! A Bolota perdeu muito sangue e precisava de uma transfusão e o Zeca, que é um vivaço e meiguinho, foi ajudá-la! Infelizmente, a transfusão não deu à Bolota melhor feitio mas salvou-a e agora pode vir ao acompanhamento com o seu feitio de cocker que tanto nos dá prazer de ver (significa que o susto já passou!)!
terça-feira, agosto 20, 2013
Caso 14/13 - Dilatação gástrica em cachorro
Apresentou-se à consulta uma cadela teckel de pêlo liso de 2 meses com história de dificuldades em respirar e dilatação abdominal.
Ao Rx foi possível observar uma dilatação gástrica com a presença de um corpo estranho ( possívelmente espinhas de um peixe).
A cadelinha fez a medicação para a dilatação gástrica , melhorou e não foi preciso fazer cirurgia, nem fez torção gástrica que era o nosso maior medo.
segunda-feira, agosto 19, 2013
sexta-feira, agosto 09, 2013
sexta-feira, agosto 02, 2013
FindMyPet – Ponto de Encontro de Animais Perdidos
O “FindMyPet – Ponto de Encontro de Animais Perdidos” é uma plataforma desenvolvida pela Ordem dos Médicos Veterinários que potencia e permite que animais que tenham sido perdidos ou encontrados possam voltar à casa dos seus donos.
É uma plataforma inovadora e que através de uma base de dados dinâmica e acessível a todos possibilita divulgar situações em que animais tenham sido perdidos ou encontrados. Este processo considera para além da localização geográfica outras características dos animais (como o sexo, cor predominante, porte, etc.) que facilitarão a identificação a localização dos casos já registados na plataforma.
Se perdeu ou encontrou um cão ou um gato:
- Na Homepage de FindMyPet – Ponto de Encontro de Animais Perdidos definir a sua localização e pesquisar, definindo a Espécie (Cão ou Gato), Sexo (Fêmea ou Macho) e Cor Predominante.
Se por esta pesquisa não conseguiu identificar o animal em causa, pode preencher o formulário, reportando um caso. - Criar um caso – para criar um caso, terá que selecionar “Perdi, o que fazer?” ou “Encontrei, o que fazer?”, preenchendo e disponibilizando as informações relativas ao animal em causa.
Alertamos que apesar de algumas informações serem solicitadas, como contactos, estas não serão disponibilizadas na plataforma, servindo apenas para estabelecer contacto em caso de localização de um animal, pela Ordem dos Médicos Veterinários. - No caso de ter identificado o animal que procura, por favor entre em contacto com a Ordem dos Médicos Veterinários, pelo telefone 213 129 370 ou através do endereço de email omv@omv.pt
- Siga a situação do seu caso. Registe o número de caso e a qualquer momento consulte o estado através de uma pesquisa.
Link: http://findmypet.omv.pt
quinta-feira, agosto 01, 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)