quinta-feira, fevereiro 28, 2013

A Pulga e o Dipylidium Caninum


Pulga
 
Quando pensamos em desparasitar a palavra de ordem é GERAL! Quero com isto dizer que deve ser feita a desparasitação externa e a interna, cumprindo os prazos certos para as realizar de forma correta e sem prejuízos para a saúde animal e humana.
 
 
A pulga é um hospedeiro intermediário de uma ténia e, quando a pulga é ingerida pelo cão ( quando este morde a pele devido à comichão causada pela infestação de pulgas ), liberta no aparelho gastrointestinal os ovos desta ténia que se vão desenvolver no intestino do cão/gato ( e também no Homem) dando origem às ténias adultas.
 
 

Ciclo de vida do Dipylidium caninum no Hospedeiro intermediário ( pulga) e no Hospedeiro definitivo ( Cão ou Gato )
 

 
 
Dipylidium caninum ( ténia que se separa em pequenos bagos - estes têm ovos. Este pequenos bagos aparecem nas fezes do cão ou do gato e apresentam movimentos )
 
 
Estas ténias por sua vez são formadas por proglótides ( segmentos que se podem separar quando estão maduros - com novos ovos). Estas proglótides são excretadas nas fezes e conseguimos diferenciá-las das outras ténia pois possuem movimentos - elas esticam e encolhem - . São do tamanho de um baguinho de arroz e espalmadas.
 
 
Daí que, quando desparasitamos externamente para as pulgas estamos indiretamente a evitar que o nosso melhor amigo tenha Dipylidium caninum. Estando a protegê-lo como também a proteger-nos a nós pois este parasita também nos pode parasitar.
 
Desparasitar interna e externamente é muito importante!

Sem comentários: