quarta-feira, julho 22, 2015

Caso 05/15 - Hiperplasia Clitoriana em cadela - Hemafrodita




Apresentou-se à consulta uma cadela de raça Pug com cerca de 5 meses onde foi observada a presença de uma protuberância na vagina. À observação mais pormenorizada verificou-se que se tratava de um clitóris aumentado e ossificado, tratando-se portanto de um pénis rudimentar.

Trata-se de uma anomalia rara em que o animal apresenta exteriormente um corpo de fêmea, mas por qualquer razão genética sofreu um estímulo elevado de androgéneos ( produzido nos testículos) que fizeram com que apresenta-se um desenvolvimento anormal do clitóris (aumento este que, nos machos, dá origem ao pénis). O nome desta patologia é hiperplasia clitoriana.

A estes animais que apresentam os 2 sexos ( sem bem que um é rudimentar...) designamos por hemafroditas.

A forma de tratar esta cadela é cirúrgica removendo os ovários, útero, testículos e clitóris ( pénis rudimentar).

sexta-feira, julho 10, 2015

Inquérito 01/15



À pergunta "Que ácaro é este?", a maioria acertou trata-se de um ácaro da família Cheyletiella sp.

quinta-feira, julho 09, 2015

Deixe o seu cão/gato sorri sem medo!



Já olhou para a boca do seu cão? 


O tártaro que se acumula nos dentes não provoca só mau hálito e dentes feios! 
Pode causar muita dor, dificultar a alimentação do seu melhor amigo e as bactérias existentes poderão migrar para outros órgão provocando alterações a nível cardíaco, renal e hepático!


Faça já um check-up dentário e veja se já está na altura de fazer uma destartarização e pergunte ao seu médico veterinário como prevenir esta doença periondontal!



Deixe o seu cão /gato sorrir!

quarta-feira, julho 08, 2015

Está na hora do banho !!!!




Tomar banho faz parte da higiene do nosso melhor amigo! 
No entanto é importante saber que nem todos os animais podem tomar banhos com muita frequência e nem todos os champôs poderão ser usados com a mesma regularidade!


Por isso deve aconselhar-se com o seu médico veterinário para escolher o champô mais adequado para o tipo de pêlo, pele, ambiente e espécie e saber com que frequência é que poderá dar banho ao seu melhor amigo!

quarta-feira, julho 01, 2015

Caso 04/15 - Piómetra após uso de pílula contraceptiva oral



Apresentou-se à consulta uma cadela Spitz Alemão com história de corrimento vaginal sanguinolento enquanto tomava a pílula oral contraceptiva.

Na citologia vaginal observou-se que esta apresentava sinais de infecção e procedeu-se à ecografia abdominal para confirmar a nossa suspeita: tratava-se de uma piómetra aberta.

Está a recuperar bem e a dona fez-lhe um vestido para proteger a sutura!