domingo, fevereiro 01, 2009

Resultado do Inquérito - 01/09


A maioria acertou no último inquérito. Vamos então esclarecer alguns "palavrões" em Veterinária:


Hematoquésia - refere-se ao sangue vivo nas fezes. Este sangue vivo é derivado do sangramento ao nível do intestino grosso ( colón ) e mucosa anal. É um sangue de cor vermelha viva e diz-se não digerido mas em natureza pois no intestino grosso não se processa a digestão dos alimentos.


Melena - refere-se a sangue que está digerido nas fezes, cuja coloração faz com que as fezes sejam pretas/borras de café. O sangue digerido pode vir de várias zonas, não sendo necessariamente do aparelho gastro-intestinal ( boca, esófago, estômago, intestino delgado), mas pode vir do nariz, pulmão, traqueia, que ao ser deglutido sofre digestão ao nível do estômago e intestino delgado aparecendo nas fezes.


Hematemese - termo que designa o aparecimento de sangue no vómito que pode ser vivo/não deglutido ( nariz, gengivas, dentes, língua) ou digerido/borras de café ( esófago, estômago).


Epistaxis - designa corrimento nasal com sangue. Aparece muitas vezes associado a vasculite ao nível das fossas nasais por Leishmaniose ou febre da carraça, bem como também a situações de corpos estranhos no nariz ou tumores nasais.


Hemoptise - corresponde à expectoração com sangue e espuma vindo das vias respiratórias inferiores como traqueia, brônquios e pulmões. Muitas vezes pode ser confundido com o vómito e normalmente surge após uma tosse violenta.


Sem comentários: