sexta-feira, agosto 15, 2008

Dirofilariose - o verme do coração



O que é a dirofilariose?

A dirofilariose é uma doença parasitária provocada por um parasita de seu nome Dirofilaria immitis, que é transmitida pela picada do mosquito. É uma doença inflamatória ao nível do coração e da vasculatura pulmonar.

Qual o ciclo de vida da Dirofilaria immitis?

Os mosquitos infectam-se ao ingerirem sangue de cães afectados com dirofilariose, através da ingestão das microfilárias ( formas juvenis da dirofilaria ). Dentro do mosquito as microfilárias vão sofrendo transformações sucessivas até ao seu estado infectante, indo-se depositar nas glândulas salivares do mosquito. Este mosquito ao picar um novo animal vai libertar esta forma infectante no sangue deste novo animal. Estas larvas vão fazer uma migração no organismo do animal, até atingirem o seu local de maturação onde atingem a estado de adulto: no ventriculo direito do coração e artéria pulmonar. Quando em adultos se encontram dirofilarias machos e fêmeas eles reproduzem-se, dando origem as microfilárias circulantes que aguardam, na circulação sanguínea, ser sugadas por um mosquito para reiniciar o seu ciclo de vida.

Quais são os sinais de dirofilariose?

Os sinais são muito variáveis, de modo que, em veterinária, classificamos a doença em classes de acordo com a severidade da sintomatologia.

Classe I - Doença sub-clínica


- teste positivo à dirofilariose;
- sem sinais clínicos evidentes;
- exame físico normal;
- Rx torácico sem alterações;
- testes laboratoriais normais.


Classe II - Doença moderada

- teste positivo à dirofilariose;
- intolerância moderada ao exercício e/ou tosse ocasional;
- boa a suficiente condição geral;
- Rx torácico com alterações moderadas ao nível do ventrículo direito e artéria pulmonar , com consequente aumento do tamanho dos mesmos;
- Possibilidade de ocorrência de anemia moderada, eosinofilia.


Classe III - Doença severa

- teste positivo à dirofilariose;
- sinais clínicos evidentes: intolerância significativa ao exercício, stresse respiratório, tosse persistente, ascite ( acumulação de líquidos na cavidade abdominal por insuficiência cardíaca direita e consequente congestão hepática); anorexia e perda de peso;
- estado geral mau a moderado, aumento dos sons respiratórios, reflexo da tosse facilmente provocado, distensão da veia jugular, aumento do tempo de repleção capilar e mucosas pálidas;
- Rx: aumento bem visível do ventrículo e átrio direito, alargamento das artérias pulmonares, evidência de trombo-embolismo pulmonar;
- valores elevados de ureia, creatinina e das enzimas hepáticas.


Como se faz o diagnóstico da Dirofilariose?

Numa fase inicial só através de um teste sanguíneo é que podemos saber se o seu cão tem dirofilariose. Existem vários testes, como os testes rápidos que em 10 minutos dão um resultado, como também podemos fazer esfregaços de sangue e o teste da gota a fresco, no entanto estes 2 últimos temos de ter em atenção à distinção entre microfilárias propriamente ditas e dipetalonema que são muito similares. Se estes últimos testes forem positivos dever-se-à realizar um teste para distinguir se são microfilárias ou dipetolenema, pois o tratamento e prognóstico são totalmente diferentes.


Microfilária
Distinção entre microfilária e dipetalonema

Qual o tratamento para a Dirofilariose?

O tratamento vai depender em muito dos sintomas apresentados, normalmente os cães que se enquadram na Classe I e na Classe II devem ser tratado com adulticida - melarsomina HCL - com a administração de 2 injecções com 1dia de intervalo. Poder-se-à associar ao tratamento medicação própria para o coração como benazepril ou digitálicos para melhorarem a condição cardíaca do animal, bem como de medicação anti-trombos para os animais com suspeita de trombo-embolismo. Também poderão ser administrados protectores hepáticos e renais, anti-anémicos, bem como alterar a alimentação para uma ração baixa em sódio. No final do tratamento adulticida inicia-se o tratamento microfilaricida com a administração de ivermectina, sendo o animal nesse dia internado na clínica para observação e prevenção do choque anafilático.


Na Classe III a resolução deste problema passa pela intervenção cirúrgica para a remoção das dirofilárias adultos do coração e das artérias pulmonares.

Como posso prevenir a Dirofilariose?


Existem 2 formas. A mais segura é a administração mensal de milbemicina oxima, o que aconselho vivamente em zonas endémicas. A outra forma é a ivermectina oral mensal, no entanto para a administração desta deverá fazer o teste da dirofilariose antes da sua administração pois poderão ocorrer situações de trombo-embolismo no caso de ser positivo e ter dirofilárias adultas.

O desenvolvimento completo das dirofilárias ocorre em seis meses, portanto considero ser importante a realização do teste pelo seu cão só a partir dos 6 meses de idade, até lá aconselho a aplicação mensal de uma ampola repelente de insectos , como o Pulvex ® ou a Advantix ® ou a colocação de uma coleira repelente de insectos como a Scalibor ®.

6 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente tenho um cão com dirofilariose. Ele ja tem 8anos, fazendo assim com que os níveis de defesa do seu organismo sejam bastante mais baixos que o habitual. Já lhe foram introduzidas as duas injecções para eliminar os organismos que ocuparam o seu coração e encontra-se agora em recuperação. Não tem sido fácil, pois ele ja necessitou de internamento devido ao elevado nível de anemia provocado pela doença. Após os dias de internamento gerou-se na zona abdominal dele um aumento de volume, provocado pelo aparecimento de trombos. Felizmente que esse volume diminuiu considerávelmente. Nestes casos é extremamente necessário que o animal se alimente muitíssimo bem de forma a que o seu organismo consiga absorver os tais líquidos. Caso contrário terá de se fazer uma extracção de líquidos e colocá-lo a soro para que o animal consiga ultrapassar esta fase.
O que aconselho sem dúvida, é que as pessoas que tenham animais de estimação, principalmente os cães, pois estes são os mais afectados po esta doença, façam sempre a prevenção contra ela, (e outras doenças, como é óbvio) de forma a diminuir o mais possível o número actual de casos de dirofilária.

Acreditem, quem diz que é dispendioso fazer a prevenção, está completamente errado. A prevenção é sempre o melhor remédio para tudo! PRINCIPALMENTE PARA OS ANIMAIS, POIS ESTES NÃO TÊM CULPA NENHUMA DA INCONSIÊNCIA DOS HUMANOS (e contra mim falo!)

Snowhite disse...

Obrigada pelo seu testemunho. De facto as pessoas por vezes não querem apostar no tratamento preventivo por causa dos custos. Normalmente só quando os animais ficam doentes é que vêem que afinal a prevenção não é dificil de realizar ( até existem uns comprimidos que parecem bolinhas de carne e que eles adoram)e é menos dispendiosa do que o tratamento. Os efeitos desta doença no animal provocam uma diminuição da actividade e vivacidade deste mesmo depois do animal estar em processo de cura ( já que as lesões no coração e na artéria pulmonar ficam, necessitando de medicação para toda a vida).
Espero que o seu testemunho estimule as pessoas a apostarem fortemente na prevenção desta doença.

Muitas festas e abraços para o seu cão e as melhoras dele.


Filipa Branquinho, DVM

Anónimo disse...

Olá ganhei um cãozinho com dirofilariose positivo, como tratamento aplico mensalmente cardiomec,como se trata de um bulldog frances os sistema respiratorio nao me permitiu identificar o estagio atraves do site tenho muito medo que ele esteja avançado!Esse remédio é eficiente, gostaria de saber também se corro riscos de contaminação!Obrigada

Snowhite disse...

A transmissão da Dirofilaria faz-se através da picada do mosquito e não pelo contacto com o animal com dirofilariose. isto acontece pois a Dirofilaria sp. precisa de passar uma fase do seu ciclo evolutivo no mosquito para se tornar infectante.

O seu cão deverá ter acompanhamento veterinário regular de forma a ser medicamentado de acordo com a evolução da doença.

Obrigada por deixar o seu comentário.

Filipa Branquinho, DVM

Nivea disse...

Somente usando a coleira scalibor o cão estará protegido????? Não achei essa informação em nenhum lugar.... Minha cachoora tem 3 meses e vou viajar para o litoral... Obrigada.

Somos a BIMBO RIO, A melhor equipe BIMBO do Brasil ! disse...

Tenho um Boxer com 4 anos que está com Dirofilariose Canina, levamos ao veterinário quando ele passou a perder o apetite e consequentemente, perder peso.

A Drª nos receitou um comprimido mensal, para parar o avanço da larva e nos receitou alguns polivitâminicos e um estimulante de apetite.

Ele voltou a comer, está se alimentando quatro vezes ao dia, a ração que ele come é a Golden, só que ele continua perdendo muito peso, tá um verdadeiro esqueleto e estamos muito preocupados.

O Ruck sempre foi um cão forte e saudável, e hoje vê-lo assim é deprimente.

Precisamos de ajuda e não temos tanto recursos para investir.

Por favor, nos ajudem!

Leonardo Galvão (21) 8155-5048
Fabiana Lima (21) 9177-3602