O Golpe de Calor acontece quando o cão/gato está exposto a altas temeperaturas e não consegue dissipar o calor corporal. Este tipo de situação está associada a animais que ficam fechados dentro de carros, varandas/ marquises, quintas onde não existe zonas frescas para se protegerem das elevadas temperaturas e falta de água para se refrescarem.
Não se esqueça que um carro exposto ao sol tem uma temperatura interior muito superior à temperatura exterior, podendo ser mais elevada entre 5º a 15 ºC, mesmo que este tenha a s janelas entre abertas.
Os sinais de um Choque de Calor são bastante variados dependendo do tempo de exposição e da temperatura a que são sujeitos. Podemos ter animais com hiperventilação, taquicardia, prostação, convulsões e até mesmo em estado comatoso.
Para prestar os primeiros socorros a um cão/gato com Golpe de Calor é necessário arrefecê-los com toalhas molhadas e colocá-los junto a uma ventoínha. Não se deve banhar com água fria ou com gelo pois isso irá provocar mais danos ao animal.
Deve procurar a ajuda no médico veterinário para controlo da hidratação, função renal e cerebral.
Como prevenção deve seguir as seguintes regras:
- NUNCA deixar um cão dentro de um carro, mesmo que seja por um período curto de tempo;
- NUNCA colocar um cão numa varanda ou quintal sem um abrigo acessível com sombra;
- NUNCA deixar o cão/gato sem água disponível e fresca;
- NUNCA fazer exercício físico/passear na altura de maior calor.
2 comentários:
Minha gata tem 7 anos de idade, queria saber se é arriscado ela ainda dar cria. Estou preocupado pois acho que ela está entrando no cio.
sim é arriscado ela ter crias com esta idade! Deve evitar que fique grávida!
Enviar um comentário