terça-feira, junho 11, 2013

Mitos e lendas sobre alimentação de cães e gatos



2. Se alimentar os meus animais de companhia com comida caseira (restos) eles ficarão bem alimentados? E só com carne e peixe crús, também?
 
Falso! Ao alimentarmos os nossos animais com alimentos confecionados para humanos, não estaremos a respeitar as suas particularidades nutricionais, que obviamente são muito diferentes.

Há também a ideia de, uma vez que são animais carnívoros, alimentar os cães e gatos apenas com carne. No entanto o tecido muscular das diferentes espécies não é um alimento completo; a carne é rica em proteínas, mas deficiente em sais minerais e em vitaminas. É verdade que no estado selvagem os seus antepassados sobreviviam à base de carne fresca, mas não podemos deixar de ter em conta que consumiam toda a sua presa, incluindo os órgãos e o conteúdo intestinal.

O mesmo se passa em relação ao pescado, mas ainda com uma agravante maior. O peixe não cozinhado contém uma substância que destrói a Vitamina B e poderá conter parasitas. Desta forma os animais só devem consumir peixe bem cozinhado, pois o efeito do calor destrói estas substâncias.


in http://www.purina-petlife.clix.pt/artigo/gato/61/mitos-e-lendas-na-alimentacao-dos-caes-e-gatos

Sem comentários: