quarta-feira, agosto 28, 2013

Caso 18/13 - Mimo, o cão abandonado!

 





 
 
O Mimo é um cão que apareceu abandonado em Estremoz em muito mau estado, cheio de feridas e magrinho.
 
Foi resgatado por madrinhas e padrinhos que o levaram até nós para que fosse visto e tratado.
 
 
Demos-lhe uma banhoca e ficou logo com outra cara e iniciou o tratamento para a dermatite.
 
Infelizmente detectámos que ele tinha Leishmaniose, pois todos os gânglios estavam aumentados!
 

Tem sido com muita dedicação que a sua família de acolhimento tem tratado dele, mas ele precisa de uma família 5 estrelas e que cuide bem dele, pois ele é mesmo um miminho....
 
Se quiser adoptar este cão ou ajudá-lo, teremos todo o gosto de proporcionar um encontro ou forma de saber como poderá ajudar o Mimo, basta escrever para o nosso mail!

3 comentários:

Ana Ferreira disse...

Parabéns pelo blog, já há algum tempo que o sigo e é dele que tiro algumas dicas sobre como lidar com os meus gatos.
Eu precisava, no entanto, de uma opinião. Eu dou de comer a alguns gatos que foram abandonados e que vieram parar à minha porta. Apesar de terem sido desparasitados internamente há um mês atrás, um deles tem cada vez mais fome e está cada vez mais magro. Note-se que ele é activo, que não bebe mais água que o habitual e que não aparenta estar doente ou sentir algum desconforto/dor (apenas o 'normal' porque ele volta meia volta envolve-se em algumas lutas com outros gatos). Como são gatos de rua e já foram maltratados não se deixam agarrar e por isso levá-lo ao veterinário seria algo complicado, até porque o único veterinário no qual eu confio fica a uma hora de viagem da minha casa. Eu tenho receio que seja algum parasita resistente, até porque sempre lhes dei o mesmo desparasitante, o drontal. Por estas características, considera que uma mudança de desparasitante poderá resultar ou que o mais indicado será levá-lo ao veterinário? Peço desculpa por estar a colocar sequer esta questão e por, talvez, esta não ser a forma mais indicada de a colocar. Simplesmente se se tratasse de um gato mais dócil e que se deixasse apanhar o meu primeiro impulso seria levá-lo ao veterinário; como não é essa a situação, estou a tentar resolvê-la da melhor forma que posso.
Obrigada pela atenção dispensada.

filipa branquinho disse...

Olá, possivelmente o gato de que fala pode ter alguma doença viral, como a FIV ou FeLV, daí que ele continue magro após a desparasitação. Era importante que ele fosse visto por um colega e fazer as análises sanguíneas para fazer o despiste destas duas doenças.
No entanto esta opinião é um palpite, pois não observei o gatinho e cada caso é um caso, por isso aconselho a observação deste por um colega.
Espero ter ajudado,
Filipa Branquinho

Ana Ferreira disse...

Muito obrigada pela sua ajuda :)