quarta-feira, junho 04, 2008

Caso Clínico 8/08 - Sarna demodécica



O Kiko é um cachorro de raça pinscher que se apresentou à consulta com o pêlo muito ralo e seborreia seca.


Após a realização de um esfregaço profundo da pele, foi possível identificar a causa deste pêlo tão em mau estado: Demodex sp.





O Kiko foi submetido a um tratamento acaricida oral ( milbemicina oxima ), devido ao seu tamanho reduzido que contra-indica os banhos com amitraz. Para além disso este tratamento foi co-adjuvado com um tratamento para a regeneração da pele e pêlo - ácidos gordos omega 3 e 6 , aumento da vascularização periférica e consequente melhor eficácia do acaricida oral, aplicação semanal de uma pipeta para a seborreia seca rica em fitosfigosina e aplicação mensal de uma ampola acaricida.
Este tratamento prolongou-se durante cerca de 2 meses, estando agora a fazer somente o tratamento para a regeneração da pele e pêlo.

Kiko passado 1 mês do início do tratamento, observando-se já o aparecimento do pêlo mais escuro e já com pouca seborreia.


Kiko com 1 mês e meio de tratamento, já quase totalmente revestido do pêlo novo, já sem seborreia

Kiko na última consulta em recuperação total, 2 meses após o início do tratamento

1 comentário:

Unknown disse...

oi
caiu como uma luva essa materia do blog...
meu labrador de 2 meses está com sarna demodécica,e está como o kiko(bem a cabeça mais pelada) e ja está fazendo tratamento com mectimax e usando advocate, e eu estava anciosa navegando na net algo q pudesse me dizer q em quanto tempo + ou - ele ficaria com o pelo 100%
será q é a base da doença em torno de 2 meses ficar 100% ???

agradeço desde já
claudia