sábado, março 28, 2009

Descodificar Termos Veterinários - Os Grandes Palavrões



Como o inquérito 03/09 foi relacionado com a gestação, aqui vão alguns termos veterinários para descodificar!

Pseudogestação - ocorre quando a cadela/gata apresentam todos os sinais de estarem grávidas mas de facto não estão. Também designada por gravidez psicológica.

Os sinais são semelhantes a um gestação: o abdómen aumentada de tamanho, aumento das glândulas mamárias com produção de leite e comportamento maternal ( os bonecos, meias, bolas, etc. são considerados e tratados como bébes).

O tempo de pseudogestação é muito semelhante ao tempo de gestação normal mas ligeiramente mais curto.


Galactorreia - este termo refere-se à produção de leite pelas glândulas mamárias podendo ser normal, numa situação de gestação como poderá ser indicativo de alterações patológicas, nomeadamente de pseudogestação.


Distócia - ou parto distócito, significa que o parto não se realiza de forma normal por problemas quer maternais quer fetais.

Como causas maternais saliento a incapacidade de contracção uterina (sobretudo em cadelas mais velhas), anomalias da morfologia genital da mãe, cadelas ou gatas que tiveram fractura de bacia e têm maus alinhamentos do canal cervical ou incapacidade de promover o alargamento do canal cervical e este ser pequeno para a passagem do feto (por ex. deficiência em cálcio).

A má posição do cachorro no canal cervical, más formações congénitas 4 cães demasiado grandes para o canal cervical ( resultantes de cruzas entre cadela pequenas e cãs grandes) poderão dificultar o parto, tendo por vezes de se realizar cesariana.


Eclampsia - é causada pelo baixo teor no sangue no cálcio, que pode ocorrer na altura do parto podendo aparecer até às 3 semanas pós-parto. Este baixamento tem a ver com as alterações hormonais decorrentes da gestação com a produção de leite. As mães mobilizam as suas reservas de cálcio para a produção de leite, quando esta mobilização é excessiva esta reflecte-se pela falta de cálcio no sangue com consequências adversas no parto ( dificuldade na abertura do canal cervical), bem como de alterações como taquicardia, febre, taquipneia, inquietação podendo até ocasionar episódios convulsivos e mesmo a morte do animal.

A suplementação alimentar das fêmeas gestante é fundamental! Recomendo que as fêmeas em gestação e lactação se alimentem com ração de cachorrinho ou gatinho, que são mais ricos em cálcio, de forma a evitar a eclampsia.

Cadelas com
história de episódios de eclampsia deverão ser suplementadas com cálcio durante a gestação e lactação.





Sem comentários: