terça-feira, maio 13, 2008

Caso Clínico 5/08 - Otohematoma em gato


A Estrelinha é uma gata persa que se apresentou à consulta por abanar muito a cabeça e coçava muito o ouvido. Ao exame físico observou-se a presença de um otohematoma na orelha esquerda com otite associada.





Foi realizada uma cirurgia com drenagem do otohematoma. A Estrelinha foi para casa com colar isabelino, tratamento tópico no ouvido e sistémico.



No final de uma semana tirou-se os pontos e colocou-se um ponto de aproximação para fechar o corte central de drenagem. Este ponto foi tirado quando o corte fechou por completo, mantendo-se o colar mais uns dias como precaução.

4 comentários:

Anónimo disse...

meu cachorro está com a orelha inchada não tenho como leva-lo ao veterinário será que existe alguma forma de tratá-lo em casa? me ajude por favor

Snowhite disse...

A orelha está inchada como? É um otohematoma?

Se for a resolução passa pela cirurgia. Pode tentar com uma agulha picar e drenar a orelha, mas vai novamente encher com líquido..., sendo a resolução definitiva a cirurgia.

A orelha pode estar inchada e ser uma inflamação com infecção e não otohematoma. Se assim for desaconselho que pique a orelha , pois pode correr o risco de alastrar a infecção.

Procure um veterinário perto de si, pois ele poderá ajudá-lo nesta situação.

Filipa Branquinho, DVM

Angye disse...

Muito obriada, meu gato está com o mesmo problema, eu notei ontem, 10 de março 2010, amanha mesmo vamos levá-lo ao veterinário. Foi muito importante, as fotos para o perfeito entendimento.
Elisangela

sarita disse...

minha cadela está engasgada ou tossindo parece que vai vomitar. O que pode ser? Nao tenho veterinário perto. Posso tratar em casa?. Sarita