terça-feira, abril 14, 2009

Caso clínico 09/09 - Obstrução uretral por estruvite em gato


O Xenico é um gato Europeu comum que se apresentou no Centro Veterinário de Estremoz com sinais de tenesmo, vómito branco e espumoso, anorexia e dificuldade em mover-se dos posteriores e dor abdominal. Os donos pensavam tratar-se de dificuldade em defecar, fezes duras.



Ao exame fisico foi possível palpar o abdómen onde se detectou uma bexiga cheia e em tensão, o Xenico estava obstruído. Procedeu-se à sua sedação e algaliação. O Xenico já tinha a ponta do pénis muito inflamada e tinha um rolão logo à saída.

Foi necessária a apliacação de uma solução especial para a dissolução de cálculos para procedermos à algaliação do Xenico. Ele tinha um rolhão cristais de cerca de 2 cm de comprimento.



Ao microscópio foi possivel identificar o cristal responsável pela obstrução de Xenico: Estruvite.



O Xenico foi algaliado para casa, colar isabelino e com medicação para a infecção e inflamação. Para além da medicação oral, o Xenico iniciou uma ração especial para diminuir o pH da urina e promover a dissolução destes cristais.

Volta daqui a 3 dias para remover a algália, continuando depois com a ração especial para toda a vida de forma a evitar recidivas.

Sem comentários: