terça-feira, fevereiro 26, 2013

Abelhas e flores comunicam através de campos elétricos - Veterinaria Actual - Notícias

Abelhas e flores comunicam através de campos elétricos - Veterinaria Actual - Notícias


 
Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, revelou que as abelhas e as flores comunicam através de campos elétricos.
 
De acordo com a equipa chefiada por Daniel Robert, os métodos de comunicação das flores são tão sofisticados como os de uma agência de publicidade, utilizando as cores, os padrões e o cheiro para atrair os seus polinizadores. Os cientistas descobriram ainda que, além destas formas de comunicação, as abelhas utilizam ainda a emissão de sinais elétricos, semelhantes a um néon, que lhes permitem distingui-los de outros campos e encontrar as reservas de pólen e néctar.
 
Neste estudo, os investigadores explicam que as plantas têm normalmente uma carga negativa e emitem campos elétricos fracos. As abelhas, por sua vez, adquirem uma carga positiva de até 200 volts à medida que voam no ar. Embora não haja qualquer descarga elétrica, quando uma abelha se aproxima de uma flor surge um pequeno campo elétrico que potencialmente transmite informação.
 
Os cientistas ainda não descobriram de que forma as abelhas detetam os campos elétricos, mas admitem que os seus pelos possam reagir da mesma forma que o cabelo das pessoas reage à eletricidade estática.
 
“Este novo canal de comunicação revela como as flores podem potencialmente informar os seus polinizadores sobre o verdadeiro estado das suas reservas de néctar e pólen”, disse Heather Whitney, co-autora do estudo.

Sem comentários: