domingo, fevereiro 02, 2014

Cão do Mês - Chow Chow I


História


O Chow Chow pertence a uma linhagem ancestral que se pensa se herdeira de mais de 2000 anos de história. A narrativa do seu passado é por isso muitas vezes assaltado pelas dúvidas e pela falta de dados concretos. Sabe-se, no entanto, que a olaria e escultura da Dinastia de Han (206 a.C a 22 d.C) é representativa destes originais cães de língua preta.


Outra teoria, porém, remete as suas origens para um passado ainda mais distante, apontado a sua origem para o Círculo Árctico, de onde posteriormente emigrou para a Mongólia e Sibéria. Nestas regiões desenvolveu a sua pelagem resistente ao frio e foram cobiçados pela sua carne e pelo seu pêlo, utilizado no vestuário. Alguns autores pensam que algumas raças mundialmente famosas como o Samoyedo Norwegian Elkhound, the Keeshound, descendem deste cão.



Ao longo dos séculos, a sua popularidade foi crescendo timidamente, já que durante muito tempo o prestígio do Pequinês, Lhasas e Shih-Tzu (os chamados “Cães Reais da China) lhe vedaram o acesso ao estrelato. Foram, no entanto, utilizados pelos imperadores na caça, onde desempenhavam a função de retrieving e caçavam lobos. Foram ainda utilizados como cães de guarda e puxadores de carroças.



Em 1760, é importado, por um jardim zoológico, o primeiro Chow Chow para a Grã-Bretanha. O “Wild Dog of China”, conforme era chamado pelo zoo, tornou-se bastante popular quando a Rainha Vitória se interessou pela estirpe.
O primeiro clube da raça viria a formar-se neste país, em 1890, tendo-se exportado o primeiro exemplar para os EUA pouco depois. Aí revelou-se um participante activo das exposições do género, o que lhe valeu, em 1903, o reconhecimento do Kennel Club americano. Em 1912, foi registado pelo Kennel Club do Canadá.



No séc. XX, a sua popularidade atingiu uma dimensão considerável, em parte devido á sua aparência original, normalmente associada à imagem do leão ou do urso. Foi adquirido por personalidades famosas tais como Sigmond Freud e pelo Presidente Calvin Cloolidge.



Actualmente, esta estirpe goza de um cómodo prestígio e é um participante regular nas mais importantes exposições e competições do mundo da Canicultura.

in arcadenoe.sapo.pt

Sem comentários: