sábado, fevereiro 01, 2014

Coriza - Infecção respiratória superior dos gatos



A Coriza é o nome vulgar que designa um síndrome respiratório das vias respiratórias superiores dos gatos.

A Coriza pode ser provocado por agentes virais vários associados a infecções bacterianas secundárias.

Os sintomas mais frequentes da Coriza são: espirrar muito, corrimento ocular e nasal de transparente a purulento ( verde), dificuldades respiratórias e emagrecimento por diminuição da ingestão, febre.

É bastante frequente na população mais jovem, ocorrendo em qualquer idade. É rapidamente disseminada numa colónia de gatos devido ao seu fácil e rápido contágio.A Coriza em gatos adultos poderá surgir devido às defesas do organismo estarem em baixo devido à presença de um virus imunodepressor como o caso do FIV e do FeLV.

Quando não está associado a nenhum destes vírus imunodepressores, o prognóstico é bastante favorável respondendo bem à medicação. No entanto se o gato for portador de FIV ou FeLV o prognóstico é mais reservado e o tratamento é mais prolongado no tempo. Como é muito contagiosa deve-se separar os gatinhos que apresentam este quadro dos outros.

Existe no mercado uma vacina bastante eficaz contra a Coriza. Todos os gatos beneficiam da vacinação contra esta síndrome respiratória.

Sem comentários: