A esperança média de vida desta raça oscila entre os 9 e os 15 anos de idade e não apresenta especial propensão a doenças geneticamente transmissíveis. Existem, no entanto, alguns registos de displasia da anca.
Deve ser escovado desde pequeno duas a três vezes por semana, por forma a que se habitue a este ritual. É indicado que se utilize uma escova de arame. Este não é o animal mais indicado para quem sofre de alergias, uma vez que a sua pelagem cai com alguma intensidade.
Os Chow Chow devem praticar exercício físico diariamente (aproximadamente 40 minutos por dia) mas fora das horas mais quentes do dia. Na verdade, estes cães dão-se melhor em climas frios, pelo que o ideal é que no Verão possam desfrutar de algumas sombras, caso vivam no exterior. A exposição solar pode ainda ser prejudicial para a sua pele que é relativamente sensível.
Curiosidade: Uma antiga fábula explica-nos que, quando Deus estava a pintar o céu de azul, algumas gotas de tinta caíram do seu cenário, gotas essas que o Chow Chow lambeu, o que tingiu a sua língua para sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário