sábado, janeiro 12, 2013

Porque vacinamos contra: LEUCOSE FELINA (FeLV)




Leucemia felina é uma doença causada pelo vírus FeLV (Feline leukemia virus) que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos e felídeos selvagens. Com o vírus o animal fica exposto a doenças infecciosas, lesões na pele, anemias, retardamento na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos e mais suceptíveis a desenvolver tumores.
Animais infectados têm a esperança de vida reduzida, pois a doença não tem cura. A infecção dá-se através da saliva, urina e fezes de animais infectados, portanto o simples fato de dividir a mesma tigela de água com um gato contaminado é suficiente para infectar um gato sadio. Gatas grávidas podem transmitir o vírus através da placenta ou do leite para seus filhotes.

Seis passos da infecção pelo FeLV:
  1. O vírus entra no organismo do gato, geralmente pela faringe onde infecta linfócitos B e macrófagos que serão filtrados pelos linfonodos e começam a se replicar.
  2. O vírus atinge a corrente sanguínea e se distribui pelo corpo.
  3. Infecção do sistema linfático.
  4. Atuação do vírus sobre o sistema imune.
  5. Infecção da medula óssea. Nesta fase o vírus se replica e infecta linfócitos, neutrófilos e eosinófilos formados na medula.
  6. Presença do vírus nas mucosas, nos tecidos epiteliais, nas glândulas salivares e outros órgãos.

A leucemia felina, não é igual à leucemia humana e não é contagiosa para o ser humano, transmitindo-se somente de gato para gato, pela saliva ou pelo sangue

A leucemia felina "terminal", ocorre quando a doença atinge a medula óssea, anulando totalmente a produção de glóbulos brancos para a sua defesa; quando esta ocorre, o animal começa a ter a sua saúde deteriorada rapidamente.

Adaptado da Wikipedia

Sem comentários: