sexta-feira, julho 18, 2014

Esterilização: sim ou não? - Parte II

Quais as alterações na vida do animal?



- com a inactividade sexual, as fugas, marcação de território e vocalizações a meio da noite deixam de existir;

-  diminui a agressividade;

-  fica mais caseiro, mais meigo, no entanto não altera a personalidade do seu animal;
  
- as necessidades alimentares diminuem, não precisando de tantas calorias mas sim de proteína de elevada qualidade;

- os gatos devem fazer uma ração com maior potencial de redução do pH urinário de forma a prevenir o aparecimento de problemas urinários.



Um animal esterilizado fica obeso?



Um animal esterilizado tem maior pré-disposição para aumentar de peso, já que muitas vezes continuam a comer o mesmo e a mesma quantidade de alimento, antes e depois da esterilização.

Estes animais têm um metabolismo mais lento que os não esterilizados e, como tal, se continuam com a mesma dieta, poderão a vir ganhar peso rapidamente.

A ideia de diminuir a dose da comida a dar pode não ser boa ideia pois ao cortar na ração está, não só a cortar calorias, como também nutrientes – e com isso a provocar deficiências nutricionais graves ao seu animal de estimação.

Deve-se dar um alimento que tenha menos calorias mas que não comprometa a qualidade dos outros nutrientes (sobretudo a proteína).

Existem no mercado várias marcas que já têm incluído nas suas gamas alimento para animais esterilizados, sendo esta ração a opção certa a dar ao seu animal de estimação sem comprometer a sua boa alimentação.




Os animais esterilizados, como os não esterilizados, devem fazer exercício diário, não só para perder calorias como para se divertirem com os donos!

Sem comentários: