quarta-feira, julho 09, 2014

Higiene Oral em Cães e Gatos - Tártaro



O tártaro é uma placa bacteriana que se forma à volta dos dentes na zona mais próxima da gengiva e, que em casos mais severos, cobre o dente na sua totalidade. Tem a tonalidade amarelada ou até mesmo esverdeada.



A placa bacteriana causa mau hálito, doenças periodontais ( inflamação da gengiva, sangramento gengival,dor ao mastigar, queda dos dentes) ou se entrarem as bactérias pela corrente sanguínea podem causar doenças noutros órgãos como coração, rim e fígado.



Esta placa forma-se por acumulação na boca de restos de comida e saliva que vão alimentar as bactérias presentes na boca, formando esta placa mineralizada e de difícil remoção. Os animais que têm sempre comida à disposição são animais mais prédispostos a desenvolverem este tipo de problema pois passam o dia a petiscar e consequentemente a "alimentar" as bactérias da boca que, por sua vez, formam o tártaro.

O tártaro não se remove através das escovagens dos dentes nem pela utilização dos snacks que são utilizados para manter os dentes limpos. A única forma de remoção do tártaro é a realização de uma destartarização.


A destartarização envolve a sedação geral do animal e deve ser feita pelo médico veterinário. Normalmente um cão ou gato deverá fazer realizar uma destartarização de 6 em 6 meses ou anualmente dependendo do caso.

A aposta deve ser feita na prevenção. Desde pequeno habituar o cão a ter, inicialmente, um dedo na boca, depois gradualmente passa a uma gaze com antiséptico e mais tarde uma escova dos dentes com dentrífico desenhado especialmente para os cães/gatos .

A escovagem deve ser diária.


A alimentação deve ser repartida ( 2 refeições por dia) pelo dia e não estar sempre à disposição. No caso dos gatos, ou situações em que não pode haver este repartir de refeições, o ideal é dar ao seu animal de estimação uma ração que faça a prevenção do tártaro dentário, existindo já várias marcas no mercado com esse fim.

Os dental sticks ou snacks para os dentes também deverão ser fornecidos aos cães e gatos, tendo em atenção que deve respeitar a dose diária de sticks, pois eles também têm calorias!

Sem comentários: