terça-feira, maio 27, 2008

Idade Animal

Será o meu cão/gato sénior?

Com o avanço da medicina veterinária e com a preocupação crescente dos donos dos animais de companhia em ter as suas mascotes bem cuidadas, levou a que os animais tenham cada vez mais uma maior esperança de vida. A idade sénior varia consoante a raça do animal em questão. Vejamos, então, o esquema seguinte:





Os valores apresentados nas tabelas são referentes à idade em anos, sendo os anos em vermelho os anos considerados séniores.

Que alterações é que surgem nesta fase?

Com a idade o animal vai ficar menos activo, começam a aparecer uns pêlos brancos disseminados pelo corpo – sobretudo na zona do focinho - ; a acuidade visual e auditiva diminuem aparecendo nesta fase as cataratas nos olhos, diminui a massa muscular; aparecem os problemas relacionados com as artroses e dificuldade em subir e descer escadas; mau hálito devido a problemas de gengivite e periodontite; diminuição da funcionalidade renal e hepática; digestões mais difíceis; tendência para o emagrecimento ou para engordar;alterações na contractibilidade cardíaca; por vezes demência e/ou alterações no comportamento; maior tedência para o desenvolvimento de doenças endócrinas – como a diabetes mellitus – e tumores.

Que cuidados devo com o meu cão/gato sénior?

Para que o seu amigo tenha uma vida mais longa e saudável, deverá fazer com regularidade exames para a detenção precose de doenças no seu médico veterinário.
Deverá ter em atenção à alimentação do seu amigo, pois existem rações especiais para animais seniores. Não o deixe engordar, pois mais difícil será para ele mover-se!
Ter sempre água limpa e disponível.
O exercício deverá ser moderado, não se esqueça que o seu amigo tem artroses e cansa-se mais depressa!
A cama dele deverá ser bastante confortável e de fácil acesso.


É aconselhável quantas visitas por ano ao veterinário?

As visitas a realizar ao médico veterinário deverão ser marcadas de acordo com os problemas que o seu amigo apresentar após uma primeira consulta sénior. Normalmente é aconselhável visitas regulares uma vez por ano ou semestralmente.

Que exames deverá realizar o meu animal de estimação?

Existem vários exames que o seu amigo poderá realizar. Em primeiro lugar deve-se proceder à realização do exame físico, no qual o seu médico veterinário irá retirar informação importante para a realização de outro tipo de exames. Pode proceder à avaliação da funcionalidade cardíaca através do E.C.G. , fazer análises bioquímicas para avaliar o rim e fígado , bem como Rx e ecografia.

Sem comentários: