segunda-feira, maio 26, 2008

Febre da carraça



O que é a febre da carraça?

A febre da carraça é uma doença grave que afecta os cães, gatos e humanos causada por parasitas do sangue, nomeadamente a Babesia sp., Erlichia sp. e Borrelia sp..


Como é transmitida esta doença?

As carraças são responsáveis pela transmissão desta doença, pois é nelas que estes parasitas evoluem para a forma infectante.

Quais os sintomas da febre da carraça?

Como estes parasitas vivem dentro das células sanguíneas, ao se multiplicarem destruem-nas provocando anemias severas, diminuição grave das plaquetas, febres altas, debilidade geral, dores articulares e anorexia. Por vezes provocam insuficiência renal.

Como posso prevenir esta doença?

Para evitar esta doença dever-se-à proceder à aplicação semestral de uma coleira - como a Scalibor , Preventic - ou mensal de uma pipeta que tenha fipronil ou permetrinas - Advantix, Puulvex ou Frontline - que matam as carraças que o animal tem e repele aquelas que estão soltas, evitando que estas piquem o seu animal de estimação.

Também existem vacinas, como a Pirodog e a Merilym, que imuniza o cão contra os parasitas que provocam a febre da carraça, respectivamente a Babesia canis e a Borrelia burgdorferi. Estas vacinas deverão ser administradas, de preferência, nos fins de Junho a finais de Agosto e em Dezembro/Janeiro quando há menso prevalência da doença de forma a que o animal esteja protegido na época em que esta doença ocorre com maior frequência.

Infelizmente ainda não existem vacinas para gatos e para eles só existe a opção da aplicação mensal da pipeta com fipronil - Frontline - para a prevenção desta doença.

Como é detectada esta doença?

Os sinais de febre, palidez, prostação e anorexia associado à presença de carraças no animal ou história de ter tido carraças, leva-nos a suspeitar de febre da carraça.

Existem testes rápidos para o diagnóstico desta doença e, para além disso, efectuamos sempre uma avaliação do hemograma e funcionamento do rim e fígado.

A febre da carraça tem tratamento?

Dependendo da gravidade dos sintomas, está doença é tratável com administração de medicamentos para matar o parasita, antibióticos apropriados, controlo da insuficiência renal e da anemia - através de medicação ou, em situações mais graves, de transfusões sanguíneas - e anti-inflamatórios no controlo da dor articular.

Sem comentários: