domingo, março 29, 2009

Caso Clínico 07/09 - Eclampsia em cadela


Apresentou-se no Centro Veterinário de Estremoz uma cadela chamda Bolinha com 2 anos de idade e raça indeterminada com tremores generalizados, taquipneia, taquicardia, hipertermia e descoordenada.

A Bolinha tinha tido 7 cachorros à cerca de 1 mês e apresentava uma galactorreia intensa, tratava-se então de uma situação de Eclampsia.




A Bolinha foi colocada a soro e recebeu cálcio lentamente na veia, até reverter os sintomas. No final de 20 minutos já estava mais alerta e já se colocava de pé. Estava sem taquipneia e taquicardia.

Foi para casa com suplementação em cálcio, inibidores da produção de leite e procedeu-se ao desmame precoce dos cachorros.

5 comentários:

Anónimo disse...

realmente fiquei interessada em me aprofundar nesse assunto, porque tenho uma cachorrinha puddle que,como a bolinha tem 2 anos, teve eclampia 10 dias depois do parto, e o veterinatio mandou separa-la dos aminais, tomar um remédio para secar o leite e disse que ela não poderia ter mais filhotes, isso é verdade.

Anónimo disse...

Tenho uma gata chamada mel, e que por sinal possui as características da doença eclampsia. Infelizmente naminha cidade não existe veterinário qualificado para cuidar da mesma. Queria saber o que posso fazer por ela, pois nos veterinários que eu a levei não souberam o que fazer.
Por favor, se puder me ajudar mande um e-mail para :taiany_ppg@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Taiany

Unknown disse...

minha cadela um dia antes de dar a luz aos filhotes, tem tido fabricação excessiva de saliva, após ter tidos os sete filhotes, continua a salivar em demasia. Gostaria de saber se é normal ou alguma anomalia decorrente da gestação do animal. desde já agradeço. luciana garios

cida disse...

oi,estou em desespero minha cachorra teve o parto induzido porque apresentava sintomas de eclampsia,teve alta ,menos de 12 horas que estava em casa teve uma crise forte,ficou ofegante salivava muito internou de novo dois dias depois ou seja hoje09/08/2011,deve mas dois filhos que nasceram mortos e uma nova crise de eclampsia mas continua a amamentar,nesse caso devo pedir para o veterinário suspender a amamentação?por favor não quero perder minha amiguinha ela está sofrendo muito o que mas posso fazer qual providencia tomar.sendo que ela está internada e sempre estão falando que ela está bem,,,coisa que sei que não está com um quadro destes.

Anónimo disse...

Ola tenho uma cadela pinthia que esta amamentando quatro filhotes mas agora atarde ela parou de andar e nao fica mais em pe e agora oque eu fasso por favor