quinta-feira, dezembro 27, 2012

Porque vacinamos contra: PARVOVIROSE




Parvovirose Canina

O Parvovirus é um virus que afeta os cães sendo responsável pela causa mais comum de enterites virais em cachorros e que afecta o tracto gastro-intestinal, provocando febre alta, anorexia, prostação, naúseas, vómito, diarreias com sangue e diminuição da imunidade.

Os Doberman Pincher, Rottweilers e cães de raças nórdicas (Huskies, Malamutes, etc.) são os mais susceptíveis à doença, apresentando estes sintomas mais exuberantes e por isso, é aconselhada nestas raças mais um reforço adicional da vacina.

Como se transmite?


Os  cães susceptíveis de infecção contraem a doença através da ingestão de substâncias contaminadas com fezes que têm o virus. O Parvovirus multiplica-se no tracto intestinal dos cães, provocando uma destruição massiça da mucosa intestinal do cão, perdendo esta a sua função de absorção.


Trata-se de um vírus muito resistente que sobrevive mais de 6 meses no ambiente sendo necessário lavagens profundas com lixívia de forma a conseguirmos eliminá-lo do ambiente.


Antes de surgir a infecção ocorre um período de incubação da doença que pode ir de 4 a 14 dias ( ou seja, não há sintomas mas o cão já se encontra infetado). Daí que quando um cachorro vem para as primeiras vacinas ( a partir das 7/8 semanas de vida), pergunto sempre há quanto tempo está com o dono.
Não é preciso vir a correr ao veterinário assim que adquirir um cachorro para a vacina. Nesta altura faço a desparasitação interna e externa do cachorro, dou conselhos nutricionais, comportamentais, etc. e marco a vacina para dali a uma semana. Isto por causa do período de incubação das doenças, como também porque a mudança de ambiente, rotinas e dono fazem com que a imunidade fique mais em baixo e nesta altura aparecerem os primeiros sintomas de doença.

É fácil o tratamento?

O tratamento da parvovirose é essencialmente virado para o tratamento das infecções e complicações secundárias produzidas pelo virus no intestino. É uma doença de prognóstico incerto e bastante reservado.

Aconselha-se a que o cachorro seja adquirido a mãe que estejam vacinadas, pois estes cachorros terão menor probabilidade de desenvolverem esta doença devido à imunidade maternal.

Sem comentários: