A hepatite infecciosa canina é uma infecção viral causada pelo adenovírus canino do tipo1 que caracteriza-se por febre, vómito, diarreia, anorexia, congestão, hemorragia das mucosas, sensibilidade abdominal, relutância a movimentar-se, conjuntivite, uveíte e fotofobia.
A Hepatite Infeciosa Canina (HIC) é causada pelo adenovírus canino tipo 1(CAV-1) já há muito tempo é reconhecido como causa de necrose hepática aguda em cães.
O CAV-1 é adquirido através de exposição oronasal. Ele é encontrado em todos os tecidos sendo eliminado em todas as secreções durante uma infecção aguda. Ele também é eliminado por, pelo menos, 6 a 9 meses na urina após a recuperação.É altamente resistente à inativação e à disseminação permitindo consequentemente a disseminação através de fômites e ectoparasitas.
Após a exposição oronasal, o CAV-1 causa viremia e se dissemina para todos os tecidos, especialmente destinando-se aos hepatócitos e às células endoteliais.
Podem ocorrer sinais no sistema nervoso central (desorientação, depressão, estupor, coma, e ataques convulsivos) como resultado de encefalopatia hepática de hipoglicemia ou de encefalite não-supurativa.
Em casos de infecção aguda ou após a recuperação de uma infecção inaparente podem ocorrer sinais que incluem edema corneano (nublação corneana, também chamada de “olho azul da hepatite”) e uveíte anterior ( blefaroespasmo, inflamação, miose e glaucoma complicante).
A vacinação é altamente efetiva na prevenção da infecção por CAV-1.
Fonte: www.revista.inf.br
Sem comentários:
Enviar um comentário