segunda-feira, dezembro 31, 2012

Porque vacinamos contra: TOSSE DO CANIL





Tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa causada por diversos vírus e bactérias.

Embora não afecte consideravelmente o estado geral de saúde do cão, esta infecção provoca uma tosse profunda, seca e incomodativa, que se transmite com muita facilidade especialmente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome (Tosse do Canil).

Os agentes mais comuns que podem causar a Tosse do canil são:
  • Vírus: parainfluenza e adenovirus tipo 2 (não transmissíveis ao homem)
  • Bactérias: Bordetella bronchiséptica (transmissível ao homem, mas na maioria dos casos em pessoas com o sistema imunológico deprimido)

A doença é altamente transmissível através das pequenas gotas eliminadas pelos espirros.

Tosse do canil pode aparecer em qualquer época do ano. Porém, há uma maior predisposição nos meses frios devido à baixa temperatura.

Os animais mais susceptíveis à Tosse do Canil são os cachorros recém desmamados e os adultos 
que porventura se encontrem debilitados por outras doenças.

Existem fatores ambientais e outros agentes, como produtos de limpeza à base de formol, poeira, alterações bruscas de temperatura, alergias a ácaros ou pólen, etc., que tornam os animais mais vulneráveis a crises de tosse e favorecendo a penetração de microorganismos da Tosse do canil.

Os primeiros sintomas aparecem entre 3 a 10 dias após a infecção podendo persistir 3 a 4 semanas. Estes sintomas assemelham-se à gripe dos humanos (tosse, espirros, febre, falta de apetite e rinite).

Os sinais clínicos situam-se na traqueia e brônquios e incluem:
·          Secreções oculares e nasais.
·          Dilatação das amígdalas.
·          Dificuldade de respirar. Falta de apetite.
·          Apatia.

A maioria dos programas de vacinação incluem uma vacina contra o vírus da parainfluenza e Bordetella brochiséptica. Esta deve ser administrada em cachorrinhos e também em adultos para reforço.

Por motivos de segurança, é aconselhável revacinar o animal contra a Tosse do Canil quando em contacto com animais estranhos.

Para além da vacina, convém evitar sujeitar o cão a temperaturas muito baixas. No inverno os banhos deverão ser menos frequentes, principalmente tratando-se de animais idosos. Logo a seguir ao banho, o cão deverá ser muito bem seco .

Adaptado de: http://whippetp.no.sapo.pt 

Sem comentários: