domingo, agosto 03, 2008

Caso Clínico 15/08 - Quistos endometriais e pólipo vaginal

Imagem enviada por e_mail tirada pelos donos da princesa do "ovo"

A Princesa, caniche média com cerca de 6,100 kg e com 13 anos, voltou à consulta - após a remoção quase total da cadeia mamária, com a queixa de aparecimento de um "ovinho" à saída da vulva. Tratava-se de um edema vaginal. Através de citologias realizadas ela estava no pro-estro inicio do estro e apresentava à ecografia a presença de um útero com quistos. Apesar de ter sido aconselhada OVH, os donos numa primeira abordagem recusaram e preferiram o tratamento hormonal.
O edema vaginal e consequente hipertrofia vaginal estão associados a uma desrregulação hormonal, sendo a principal causa quistos ováricos e ou endometriais. O tratamento de eleição é a OVH ( ovariohisterectomia) havendo alguns casos em que, se forem cadelas reprodutoras ou é do interesse dos donos terem uma ninhada da cadela, de fazer o tratamento hormonal que consiste basicamente em estimular a ovulação e criar o pico na hormona LH, responsável pela libertação dos óocitos do ovário para o útero.
Após 1 semana do tratamento hormonal efectuado ela voltou à clínica com a mesma sintomatologia, aumentando a dose hormonal no tratamento. A cadela encontrava-se em estro, através da citologia. O quadro parecia ter estabilizado durante 2 meses, sendo novamente aconselhado OVH pois haviam grandes propabilidades de haver recorrência.

Passado 2 meses a estrutura voltou a aparecer

A Princesa voltou à consulta com o mesmo problema e os donos já estavam mentalizados para a resolução cirurgica deste problema: excissão da massa e OVH.

A massa com forma de pólipo foi retirada e enviada para um laboratório externo para histopatologia.

Aspecto do útero da Princesa com paredes muito espessadas e irregulares


Visualização dos quistos do útero após abertura do mesmo, confirmando a suspeita de quistos endometriais na ecografia

A Princesa é uma verdadeira heroína pois em pouco mais de 3 meses fez 2 cirurgias de risco e com recuperações lentas e complicadas e, no entanto tanto, na mastectomia como na OVH teve recuperações espetaculares de fazer inveja a muitas cadelas ditas "jovens"!

Ainda aguardo o resultado da biópsia, mas assim que tiver disponível publicarei o seu resultado.

Sem comentários: