quarta-feira, agosto 06, 2008

Caso Clínico 17/08 - Proptose do olho


Esta é a Mimi que apresentou-se à consulta com proptose do globo ocular, devido a atropelamento. A proptose ocular é a designação utilizada para a protusão do olho.

No caso da Mimi, ela teve de ser sedada para se proceder às manobras para recolocação do olho no seu local, para isso foi colocada uma compressa embebida numa solução hipertónica ( de glucose ) para produzir um efeito osmótico com redução do edema da conjuntiva e do globo ocular.

Primeira manobra efectuada, já quase todo o olho reposicionado

Reposicionamento do olho completo

Após as manobras, o olho regressou à sua posição normal, tendo sido necessário recorrer à sutura das pálpebras de modo a que o olho não saia novamente de sítio.

Sutura do olho

Para casa levou colar isabelino e medicação apropriada para reduzir o edema, a inflamação e infecção.

Já com a sutura completa e colar isabelino

4 comentários:

Lady Susy disse...

Aconteceu o mesmo á minha cadela, mas após retirar os pontos da palpebra, o olho fico revirado para cima (só viamos a iris se levantassemos a pele circundante ao olho)! No dia seguinte (ontem)o olho tinha parcialmente voltado á posição inicial. SErá necessário operar para reparar a musculatura inferior, como o vet recomendou ou esperamos? HELP

Snowhite disse...

Para que o olho fique mais funcional e esteticamente melhor poderá recorrer à cirurgia proposta pelo meu colega. A sua cadela vai ter melhor noção do espaço e das distâncias se o olho estiver melhor posicionado, pois revirado esse olho não é funcional.
Fale sobre os prós e os contras dessa cirurgia e sobre o sucesso da mesma com o meu colega e tome a decisão que for melhor para a sua cadela e para si. Esperar pode fazer com que o sucesso da cirurgia seja menor, pois as estruturas vão estar mais alteradas e atrofiadas podendo o efeito estético não ficar tão bom como o desejado.

Filipa Branquinho, MV

Unknown disse...

Meu shihtzu após proptose ficou com a iris do olho branca. Já tratei para úlcera com epitezan, porém continua branco. O que pode ser?

Filipa Branquinho disse...

infelizmente, sem ver imagens do olho do seu cão não lhe consigo dizer se se trata de uma lesão definitiva ou se é uma lesão por cicatrização. Deve sempre fazer essa avaliação com o seu veterinário assistente de modo a que se faça um exame ao olho e exames específicos para saber o que fazer a seguir.